O QUE É O PSICANALISTA?

É um profissional Clínico que pratica a Psicanálise  empregando metodologia própria pelo princípio evasivo.

É o profissional que aplica os princípios, os postulados, as técnicas e os métodos da Psicanálise no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza inconsciente, tais como: inadaptações, timidez, impulsividade, sentimento de culpa, desgosto obsedante, escrúpulo excessivo, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, abulias, fobias, obsessões, neurastenias, neuroses de fracasso, etc. e perturbações sexuais e somáticas de origem psíquica.

 

COMO SE FORMA O PSICANALISTA?

No Brasil e no mundo, a Psicanálise é exercida livremente (não é regulamentada), contudo sob critérios éticos bastante rígidos. No nosso caso, no Brasil, seu exercício se dá de acordo com o artigo 5.º, incisos II e XIII da Constituição Federal. Sobre a legalidade da prática profissional psicanalítica, acrescenta-se ainda o Parecer do Conselho Federal de Medicina, Processo Consulta 4.048/97 de 11/02/98. Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério do Trabalho. Parecer n.º 159/2000 do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal, e Aviso n.º 257/57, de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico.

 

SOBRE MIM

 

Meu nome é Nilton Caldeira Bernardo, amante das Ciências Humanas, dos Seres Humanos e da vida sem repressões. Sou psicanalista clínico com grau conferido pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, de acordo com os preceitos da Constituição Federal, do Estatuto da Sociedade e do seu Regimento Acadêmico.

 

METODOLOGIA DO MEU TRABALHO

O tratamento é de natureza Freudiana Ortodoxa e as sessões, 2 (duas) por semana de 50 minutos cada,  acontecem pela INTERNET, utilizando o Chat (ICQ),  sendo no entanto, obedecidas todas regras Psicanalíticas quanto à veracidade, a ética, e o sigilo profissional estipulados por Mestres na Didática.

 


Copyright© 2002 - Psicanálise On-Line - Todos os direitos reservados.